sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Profissionais de Saúde de Garanhuns, são qualificados na detecção de Câncer em Crianças e Adolescentes

Exiba GAC.jpg na apresentação de slides


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo de Ajuda a Criança Carente com Câncer (GAC) de Pernambuco, realizou na tarde da última quinta-feira, 8 de dezembro, o encerramento do “Projeto Diagnosticar Precocemente o Câncer infanto-juvenil: Um desafio para o Município”. A iniciativa capacitou todas as equipes de Saúde da Família do Município para a detecção dos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

Cerca de 320 profissionais entre médicos, enfermeiros, equipes de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde tiveram a oportunidade de discutir, através sete de oficinas, temas como: A Política Nacional de Atenção Oncológica; Epidemiologia do câncer infanto-juvenil; Sinais e sintomas; Cuidados necessários à criança e ao adolescente com câncer; O papel do profissional; Organização do Sistema de Referência e Contra-referência; Além de passar por testes e ainda fazer uma visita técnica ao Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, que atende os pequenos pacientes com diagnóstico de câncer.

De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sueli Lima, com a qualificação será possível dar uma maior prioridade as crianças e adolescentes que apresentam os sintomas de câncer infanto-juvenil. “Nossa equipe está preparada para detectar os sintomas, iniciar os exames e encaminhar os pacientes para o Hospital Oswaldo Cruz, onde eles darão continuidade ao diagnóstico. Inclusive, as equipes de saúde já detectaram duas crianças com sintomas, que foram enviadas ao local, realizaram os exames e aguardam o disgnóstico”, explica a coordenadora.

A capacitação oferecida pelo Grupo de Ajuda a Criança Carente com Câncer foi realizada nos meses de outubro, novembro, dezembro e concluídas com uma pactuação entre a Prefeitura de Garanhuns e GAC. A intenção é firmar um compromisso para que todas as etapas sejam cumpridas pela Equipe da Saúde do Município no intuito de garantir um diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento.

GAC - O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) de Pernambuco é uma instituição sem fins lucrativos, criada em março de 1997. O trabalho é realizado com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, minimizar o sofrimento, e elevar a auto-estima das crianças e adolescentes com câncer atendidos no Centro de OncoHematologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, localizado no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário